Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Heitor Penteado: Comemoração dos 100 anos é marcada por emoção e encerramento de exposição

Americana Post_450 x 550px_Câmara de Americana
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

O auditório da Escola Estadual Heitor Penteado foi palco de uma emocionante reunião entre alunos e ex-alunos de diversas gerações para celebrar os 100 anos da tradicional instituição de ensino. O evento também reuniu diretores, autoridades políticas e empresários apoiadores da escola.

O dia 8 de maio de 1925 marcou a fundação do primeiro grêmio estudantil da escola. Diretor há sete anos, Júlio César dos Santos (49) destacou a importância histórica da instituição para Americana.

“O sentimento é de satisfação e alegria por estar aqui neste momento. A escola Heitor Penteado é um verdadeiro legado regional. Com o tempo, no trabalho do dia a dia, vamos resgatando a história e recebendo ex-alunos, ex-professores e ex-diretores que sempre passam por aqui. Isso fortalece ainda mais a nossa trajetória”, afirmou.

Júlio também relembrou dois momentos marcantes ao longo de sua gestão. “Um aspecto negativo foi ver a escola vazia durante a pandemia. Mas um marco importante foi o retorno, quando alunos e a comunidade passaram a compreender ainda mais o papel fundamental da escola na vida em sociedade”, comentou.

Para Haroldo Ramos Teixeira, Dirigente Regional de Ensino da região de Americana, a escola é símbolo de referência e modernidade.

“Quando falamos em referência, pensamos no tempo e na localização. Hoje, ela atende toda a região, nos períodos da manhã, tarde e noite. Tem 100 anos, mas é extremamente atual”, destacou.

Duas gerações – alunos da atual escola e Geraldo Bazanella, ex-aluno

Cezar Henrique Barboza Franca, de 13 anos, aluno do oitavo ano, disse sentir orgulho de estudar na escola e elogiou o ambiente.

“Cada aluno constrói uma história aqui. Eu imagino, daqui a 100 anos, a escola ainda melhor do que hoje. A segurança e o cuidado com os alunos são pontos muito positivos, o que infelizmente nem sempre encontramos em outras escolas”, relatou.

Como parte do encerramento das comemorações do centenário, a exposição “100 Anos de Saber” — uma parceria entre a Escola Heitor Penteado e a FAM (Faculdade de Americana) — foi instalada nos corredores da escola. A mostra, lançada em fevereiro na Câmara Municipal de Americana, já passou pelo Tivoli Shopping e pelo Welcome Center.

Para Gustavo Azzolini, diretor da FAM, a iniciativa valoriza a educação na cidade.

“Para nós é uma honra participar desse centenário. Esta é uma escola que formou prefeitos e outros grandes profissionais. A exposição resgatou o passado de uma instituição tão importante para Americana”, afirmou.

O evento contou ainda com o descerramento de uma nova placa comemorativa dos 100 anos e um bolo festivo, encerrando com emoção as celebrações do centenário.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_450 x 550px_Câmara de Americana
Americana Post (450x550px)_Câmara de Americana
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
Volei  - 1
Brasil é eliminado do Campeonato Mundial de vôlei masculino
Ubs  - 1
Obras da nova UBS do Jardim da Balsa 2 entram na fase de alvenaria
Faculdade aberta fam   - 1
FAM dá início ao programa Faculdade Aberta 2025; escolas ainda podem se inscrever
Natação Americana  - 1
Escolinhas de natação estão com inscrições abertas para aulas gratuitas no Centro Cívico
Rio piracicaba  - 1
Nem um milímetro de chuva em Americana nos últimos dois meses
Categorias