Um dia para desafiar a população a experimentar, por alguns minutos, as sensações de uma pessoa com deficiência visual. Há mais de dez anos, essa ação é promovida pelo Centro de Prevenção à Cegueira de Americana.
Na próxima segunda-feira, dia 21, o desafio será realizado na Praça Basílio Rangel, em Americana, das nove às onze e meia da manhã. Com os olhos vendados, os participantes vivenciam a rotina sem o auxílio da visão — e passam a perceber o mundo de uma forma totalmente diferente.
Durante a ação, usuários do CPC vão orientar quem topar o desafio, ensinando, por exemplo, como segurar corretamente no braço de uma pessoa com deficiência visual para guiá-la com segurança.
A psicóloga Fernanda Parra, do Centro de Prevenção à Cegueira, explica que o evento surgiu para sensibilizar os próprios profissionais que atuam na instituição e, ao mesmo tempo, levar à comunidade informações simples, mas essenciais, para promover mais inclusão e respeito no dia a dia.
“A gente faz o dia do Desafio para as pessoas serem guiadas por quem não enxerga, mas também os usuários, eles levam muitas informações de como as pessoas podem ajudar essas pessoas”, disse Fernanda.
Além da vivência prática, o CPC também distribuirá folders com orientações oftalmológicas e dicas para cuidar da saúde dos olhos.