Na tarde desta sexta-feira(18), os vereadores Lucas Leoncine-PSD, Leco Soares- Podemos e Levi Rossi-PRD participaram de uma reunião na Câmara Municipal de Americana para discutir denúncias envolvendo a empresa Estapar, responsável pela gestão da Área Azul no município. Também estiveram presentes secretários do Poder Executivo, como Rafael de Barros, Desenvolvimento Econômico; Adriano Camargo, Obras e Serviços Urbanos, e Franco Sardelli, chefe de gabinete.
A reunião teve como foco principal a apuração de denúncias contra a empresa Estapar, responsável pela área azul na cidade.
Um dos casos mais estudados, circularam recentemente nas redes sociais, mostrando um veículo da empresa supostamente equipado com câmeras transitando pelas ruas de Americana. O uso de tecnologia veicular para fiscalização da Área Azul é proibido desde 2023, conforme decreto municipal que determina que a fiscalização deve ser feita exclusivamente por agentes humanos.
“A única denúncia concreta até agora é a utilização do carro para fiscalização, o que contraria o decreto. Está claro que a fiscalização deve ser feita por pessoas, não por câmeras”, ressaltou o vereador Lucas Leoncine.
O vereador também destacou que os meses de maio e junho apresentaram o menor número de multas aplicadas na cidade pela empresa , o que pode indicar inconsistências, já que com o carro na operação, o número de multas poderia ser maior.
Para ele, o serviço prestado pela Estapar é insatisfatório e merece uma análise mais aprofundada, especialmente no que diz respeito a uma possível rescisão contratual — hipótese que, segundo Leoncine, exige estudo detalhado devido às penalidades previstas.
Uma nova reunião deve ser marcada nos próximos dias para dar continuidade às discussões e apurações sobre o caso.