Uma idosa de 71 anos foi mantida refém por um vizinho em situação de surto, na tarde de sábado, (3), na região do bairro São Fernando, em Santa Bárbara d’Oeste, . O caso ocorreu em uma residência e mobilizou equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com o indivíduo mantendo a idosa sob ameaça com duas facas — uma pressionada contra o pescoço e outra contra a costela da vítima. A todo momento, o homem proferia ameaças de morte, demonstrando grande agressividade, fala desconexa e sinais evidentes de estar sob efeito de substâncias entorpecentes.
Diante da gravidade da situação, a área foi imediatamente isolada. As equipes policiais iniciaram o protocolo de negociação, buscando manter os ânimos sob controle e evitar uma escalada de violência. Após algum tempo de diálogo, o agressor começou a apresentar sinais de lucidez e, convencido pelos policiais, decidiu liberar a vítima e soltar as facas no chão, obedecendo às ordens da equipe.
A idosa foi prontamente atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Unimed, onde recebeu cuidados médicos. Após ser liberada, ela foi acolhida por familiares.
O autor do crime foi detido e conduzido ao Plantão Policial de Americana. Após ouvir os relatos e analisar os fatos, a autoridade de plantão determinou a prisão em flagrante por cárcere privado e ameaça.