A sessão da Câmara Municipal de Americana foi marcada por uma discussão acalorada entre os vereadores Marcos Caetano (PL), Thiago Brocchi (PL) e Professora Juliana (PT), durante a sessão desta terça-feira. O embate ocorreu em razão de uma moção de aplausos, de autoria do vereador Marcos Caetano, ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), pela caminhada até Brasília em defesa do movimento “Acorda Brasil”.
As discussões tiveram início após a justificativa de voto da vereadora Professora Juliana, que se posicionou contra a moção. Apesar das manifestações contrárias, a proposta foi aprovada pelo Legislativo, com 13 votos favoráveis, quatro ausências e um voto contrário.
“A gente fica espantado até como uma casa de leis vota favorável, vereadores votam desta maneira, em uma caminhada não tem nada a ver com liberdade, que não nada a ver com cidadania, democracia”, disse Juliana.
A vereadora também criticou conteúdos publicados pelo deputado nas redes sociais. “Lamentável que a atitude de um deputado que tem como um único legado como propagador de mentira como o pix. Essa caminhada só serve a ele mesmo. Ninguém em sã consciência vai acreditar que essa galera está em defesa do Bolsonaro, o que eles querem é exatamente o saldo eleitoral dessas ações”.
Juliana ainda afirmou que a direita perdeu qualidade em suas ações. “É assustador o que virou a direta brasileira, a mediocridade que se reflete aqui também no legislativo de Americana”, disse.
Em resposta, o vereador Thiago Brocchi parabenizou Marcos Caetano pela iniciativa e criticou o discurso da parlamentar petista. “ Talvez a vereador que discursou, gostaria de estar apoiando outra marcha, a marha da Maconha, que muito o partido dela aplaude”, comentou.
Os dois ainda trocaram argumentos durante o tempo regimental do vereador Brocchi. Na ocasião, ele defendeu as ações de Nikolas Ferreira relacionadas à caminhada e afirmou que não há vereadores medíocres na Câmara.
Autor da moção, o vereador Marcos Caetano classificou como falácias as declarações da vereadora. “A economia tá linda, que linda!? Agora vem falar do deputado que levou 100 mil pessoas”, disse. “Em 2026 vamos dar a resposta pra essa corja que afundando nosso país tem que voltar para a cadeia”, completou.
Ao final, Marcos Caetano agradeceu aos vereadores pela aprovação da moção.













