Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Vandalismo será punido com multa em Americana; Projeto de lei do vereador Gualter Amado

MRK_TIVOLI_11635_26_BANNER_AMERICANA_POST_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
Pós fam

Pichações, destruir um patrimônio municipal, entre outras ações de violência contra Americana terá que arcar com as consequências.

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram em primeira discussão, durante a sessão ordinária realizada ontem, terça-feira (3) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de lei , de autoria do vereador Gualter Amado (PDT), que cria medidas administrativas de prevenção, punição e conscientização contra atos de vandalismo praticados em bens públicos municipais.

O projeto prevê advertência, multa, ressarcimento dos danos e, em situações mais graves ou reincidentes, prestação de serviços comunitários, como limpeza de espaços públicos, manutenção de praças e participação em ações educativas. As penalidades deverão seguir processo administrativo, com direito à defesa e recurso.

Além das penalidades, o projeto autoriza o Poder Executivo a instalar câmeras, placas e outros mecanismos de monitoramento para prevenir e identificar atos de vandalismo, além de firmar parcerias com escolas e entidades civis para campanhas educativas.

De acordo com o parlamentar, a proposta surge após recentes episódios de depredação registrados na cidade, que geraram prejuízos ao patrimônio público e afetaram a segurança e o bem-estar da população. No caso da multa, o montante irá variar conforme a gravidade ou o tamanho do estrago. A situação mais grave prevê punição de 200 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) — equivalentes, em 2026, a R$ 7.684. Se o autor for reincidente nos últimos 12 meses, o valor da infração será dobrado.

No final do ano passado, um homem destruiu diversos vasos de flores no calçada da cidade. O vereador comentou também do vandalismo de espaços como banheiros públicos.

“A legislação penal já trata da depredação do patrimônio público, mas muitas vezes não garante resposta rápida ou eficaz. A esfera administrativa permite atuação complementar, imediata e pedagógica, reforçando a preservação dos bens coletivos e promovendo maior consciência cidadã”, defendeu.

O projeto será votado em segunda discussão na sessão ordinária da próxima quinta-feira (19).

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
dia da doacao de livros
Americana terá ação de doação com mais de 500 livros nas ruas
rio branco x usj
Tigre não convence, empata em casa e segue sob desconfiança
Doação de sangue  - 1
Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana mantém atendimento no Carnaval
autoban
Motiva Autoban estima fluxo de quase 3 milhões de veículos durante Operação Carnaval
Rio Branco x rio preto - 1
Rio Branco busca segunda vitória seguida contra o União São João no Décio Vitta
Categorias