Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Caça ao mosquito! 400 imóveis são inspecionados em primeiro dia de mutirão na Vila Mathiensen

Caça ao mosquito em Americana
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550
Americana Post (450 x 550 px)_Câmara de Americana novembro
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

O bairro Vila Mathiensen foi o primeiro a receber o mutirão de combate à dengue, uma ação voltada ao recolhimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação foi realizada nesta quarta-feira (19). No total, os agentes visitaram 400 imóveis e removeram 70 quilos de materiais inservíveis, ou seja, itens sem utilidade ou desgastados que podem acumular água parada. A iniciativa faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”.

O Americana Post esteve no local e identificou diversos pontos de reciclagem de materiais a céu aberto. Embora os recicladores tomem cuidados para evitar o acúmulo de água, a exposição ao tempo pode acabar favorecendo a proliferação do mosquito em períodos chuvosos.

A retirada dos materiais é feita por agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que disponibilizou um caminhão para auxiliar no transporte.

O mutirão segue nos próximos dias nos bairros Cidade Jardim, Jardim das Flores, Jardim dos Lírios e Jardim Lilases.

Como funciona o mutirão?

Durante a ação, os agentes visitam os imóveis e recolhem qualquer material que possa acumular água, como pneus, latas, tambores, cisternas e garrafas, além de realizarem inspeções em terrenos baldios. Nos imóveis ocupados, a remoção só ocorre com a autorização do morador ou proprietário. Não são recolhidos lixo comum, móveis ou itens descartados sem relação com o combate à dengue.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes, reforça a importância da participação da população na iniciativa. “Pedimos aos moradores que recebam os agentes de controle e colaborem com a eliminação de materiais inservíveis. Estamos em um período crítico, com altas temperaturas e chuvas frequentes, condições ideais para a proliferação do mosquito. Por isso, é essencial que todos se conscientizem e ajudem a eliminar esses focos”, disse.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post (450 x 550 px)_Câmara de Americana novembro
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
Emprego - 1
PAT de Americana oferece 292 vagas
Centro de Americana  - 1
Comércio de Americana funciona normalmente nos feriados de 15 e 20 de novembro
Marcos marusso   - 1
Empresário americanense, Marcos Marusso morre aos 32 anos, em acidente na Grande São Paulo
Centro medico 60 mi    - 1
Americana receberá um novo Centro Médico com investimento de R$60 milhões
Evento gospel  - 1
Festival Celebra Americana acontece nesta sexta e sábado no CCL
Categorias