Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Orquestra Municipal de Americana abre temporada oficial de concertos em 5 de março

Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
Pós fam

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, abre a Temporada Oficial de 2026 com um concerto especial marcado para o dia 5 de março (quinta-feira), às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. Os ingressos são gratuitos e solidários, mediante a troca por 1 pacote de arroz ou de feijão destinado a famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

A agenda contará com a participação do grupo Choro de Resistência, em um diálogo entre a música de concerto e a música popular brasileira. O programa foi elaborado para conduzir o público por uma jornada sonora que começa na introspecção e culmina na exaltação da brasilidade.

“Com alegria anunciamos a nova temporada da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz. A Orquestra que muito nos orgulha, por representar Americana com qualidade e maestria, está de volta ao palco do Teatro Municipal para um encontro entre o erudito e o choro”, celebra o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

O primeiro concerto do ano, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, será dedicado à memória do músico Pedro César Zoppi, percussionista da Sinfônica falecido em janeiro.

O Programa

A noite terá início com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A peça tem caráter melancólico e profundo e promete emocionar a plateia, servindo como uma despedida musical à altura do legado de Zoppi.

Em seguida, a orquestra recebe o grupo Choro de Resistência para a execução da Suíte Retratos, de Radamés Gnattali (1906-1988). A obra é uma coleção de peças dedicadas a Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga, com uma roupagem erudita, estruturada como um concerto para quarteto de choro e orquestra de cordas.

A peça executada em dezembro na Praça Comendador Müller, durante a programação EnCantos e Luzes de Natal 2025, foi escolhida para permitir que o público aprecie suas sutilezas acústicas no ambiente ideal do Teatro Municipal e para relembrar o último encontro musical da orquestra com o homenageado.

O grupo Choro de Resistência é formado por Rui Kleiner (bandolim), Alexandre Wuensche (violão de 7 cordas), Tiago Veltrone (cavaquinho) e Keila Yonashiro (pandeiro).

A segunda parte do concerto explora o olhar de compositores estrangeiros sobre o Brasil. Um dos destaques da noite será a execução da Abertura da Ópera Isaura, de Ernst Mahle (1929-2025). Nascido na Alemanha, Mahle completou esta ópera em 2020, baseada no romance “A Escrava Isaura”. A Orquestra Municipal vai realizar a versão orquestral de estreia desta abertura, revelando como o compositor utilizou materiais temáticos do choro para criar contrastes dramáticos.

Fechando a noite, será apresentado Le Boeuf sur le Toit (“O Boi no Telhado”), do francês Darius Milhaud (1892-1974). Composta em 1919 após a estadia de Milhaud no Rio de Janeiro, a obra é um rondó que compila diversos temas da música popular da época, incluindo o famoso “Corta-jaca” de Chiquinha Gonzaga.

“Penso em abrir essa temporada conectando a memória e a celebração. O Prelúdio de Villa-Lobos nos permite homenagear nosso querido Pedro César Zoppi com a dignidade que ele merece. Ao mesmo tempo, trazemos a Suíte Retratos para o teatro, onde ela poderá ser desvelada em seus detalhes mais sutis, lembrando nosso último encontro com Zoppi. Além disso, teremos a honra de fazer uma provável estreia orquestral da obra de Ernst Mahle. Será um programa deslumbrante, que une a técnica sinfônica ao balanço da nossa música popular”, comenta o maestro e diretor artístico Álvaro Peterlevitz.

A realização é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol.

 

Serviço

Concerto de Abertura da Temporada 2026 – Orquestra Sinfônica Municipal de Americana

Regência: Álvaro Peterlevitz

Convidados: Grupo Choro de Resistência

Data: 5 de março de 2026 (Quinta-feira)

Horário: 20h

 

Local: Teatro Municipal Lulu Benencase

 

Ingressos: Solidários, com troca antecipada ou na hora mediante a entrega de 1 pacote de arroz ou de feijão. Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro ou no site ingressodigital.com.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
CNBB (1)
“Ele veio morar entre nós”: CNBB abre Campanha da Fraternidade 2026 com foco na dignidade da moradia
tiaozinho sta tereziinha
Tiãozinho da Farmácia Santa Terezinha morre aos 77 anos
bombeiros (1)
Bombeiros salvam quase 350 vítimas de afogamento durante o Carnaval no litoral paulista
zoo americana (3)
Moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico neste sábado e domingo
orquestra
Orquestra Municipal de Americana abre temporada oficial de concertos em 5 de março
Categorias