Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Vigilância Sanitária de Americana apreende 436 kg de carnes e frios em mercado

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

 A Vigilância Sanitária de Americana realizou, nesta quinta-feira (9), a apreensão e inutilização de 436 quilos de carnes e frios durante uma fiscalização de rotina em um mercado localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Entre os produtos descartados estavam carnes bovinas, suínas, aves e frios que apresentavam condições impróprias para o consumo.

Durante a ação, as equipes também interditaram as áreas de manipulação dos alimentos por falta de asseio e más condições de uso, além de duas câmaras frias, que apresentavam acúmulo de sujeira e risco de contaminação cruzada. O estabelecimento poderá continuar funcionando apenas com a venda de produtos industrializados e devidamente embalados até que as irregularidades sejam sanadas e novas inspeções sejam realizadas.

Foram lavrados autos de infração por falta de higiene, auto de interdição parcial do estabelecimento e auto de imposição de penalidade referente à inutilização dos produtos sem procedência e vencidos, conforme determina a legislação sanitária vigente.

 A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, destacou que as fiscalizações são realizadas de forma permanente e têm como foco a segurança alimentar da população. “Nosso trabalho é garantir que os alimentos comercializados no município estejam dentro dos padrões de higiene e conservação exigidos pela legislação. Quando encontramos irregularidades, como neste caso, a intervenção é imediata para evitar riscos à saúde pública”, afirmou.

 O diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges, ressaltou que a atuação da equipe tem caráter preventivo e educativo, mas também visa assegurar o cumprimento das normas sanitárias. “A fiscalização é essencial para manter a confiança da população na qualidade dos produtos oferecidos no comércio. Ao mesmo tempo em que orientamos os estabelecimentos sobre as boas práticas, também tomamos as medidas necessárias para eliminar qualquer risco à saúde dos consumidores”, destacou.

 A Secretaria de Saúde de Americana reforça que as fiscalizações seguem um cronograma regular, com prioridade para locais que comercializam alimentos perecíveis e de maior risco sanitário. Denúncias podem ser feitas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pelo telefone (19) 3475-9024.

 

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias