Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Novo Centro: Prefeitura busca investimentos para revitalizar a região central com empreendimentos residenciais e comerciais

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

A Prefeitura de Americana apresentou, nesta segunda-feira (7), o projeto Novo Centro, uma iniciativa que tem como objetivo promover a requalificação da região central do município por meio do incentivo à construção de empreendimentos residenciais e comerciais, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade. O texto será protocolado nesta semana na Câmara Municipal e seguirá os trâmites no Legislativo.

De acordo com o prefeito Chico Sardelli, o projeto propõe mudanças na legislação para atrair investimentos e facilitar a aprovação de projetos na região central, com o intuito de revitalizar e dinamizar o comércio local. Para isso, será necessário um conjunto de alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Físico e Urbanístico do Município (PDFU), estabelecido pela Lei nº 6.492/2020, visando fomentar a construção civil e atrair novos moradores para o centro da cidade.

“A requalificação do Centro já estava prevista no nosso plano de governo e agora começa a se tornar realidade, com planejamento, ousadia e compromisso com o futuro de Americana”, afirmou o prefeito.

Com o passar dos anos e a falta de investimentos, a região central acabou sendo deixada de lado pelos investidores. Agora, o objetivo da administração municipal é repovoar o Centro e resgatar sua vitalidade. O chefe de gabinete Franco Sardelli lembra que esse é um problema antigo e um fenômeno que não ocorre apenas em Americana.

“O envelhecimento das regiões centrais é um desafio que vai além de Americana, é um fenômeno global. Discutimos esse projeto por meses, porque ele envolve muito mais do que construções — trata-se de aspectos legais, urbanos e sociais. A lógica por trás das mudanças é simples: trazer as pessoas de volta ao Centro. Com mais moradias e empreendimentos comerciais, vamos gerar desenvolvimento econômico, renda e segurança para a região”, explicou Franco Sardelli.

Alterações propostas para o Novo Centro

O projeto propõe diversas medidas para viabilizar construções maiores e mais modernas na região central. Entre os principais pontos, estão:

• Ampliação da taxa de ocupação do solo: O índice atual, de 80%, passaria para 100%, permitindo que as novas edificações utilizem todo o terreno disponível.

• Aumento do índice de aproveitamento: A área construída poderá ser até seis vezes maior que a área do terreno — atualmente, o limite é de quatro vezes.

• Vagas de estacionamento: A legislação atual exige no mínimo 1,3 vaga por unidade em apartamentos entre 30,01 m² e 70 m², e duas vagas para unidades com mais de 70 m². Com o novo projeto, o mínimo será de uma vaga por unidade, independentemente do tamanho do imóvel. A ideia é reduzir a área destinada a estacionamentos, permitindo projetos mais compactos e acessíveis.

• Recuo frontal: O projeto também dispensa os empreendimentos comerciais da obrigatoriedade de recuo mínimo frontal, desde que sejam respeitadas as exigências relativas à iluminação, ventilação e vagas obrigatórias. Com isso, os imóveis poderão ser construídos mais próximos das calçadas, otimizando o uso do terreno.

• Incentivos fiscais: Haverá isenção da taxa de contribuição de aproveitamento ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), além da dispensa da contrapartida referente à outorga onerosa. Também será concedido desconto de 50% na taxa de contribuição de PGT (Polo Gerador de Tráfego), o que reduzirá os custos de legalização e licenciamento de obras — tornando o Centro mais atrativo para investidores, moradores e comerciantes.

“A região central sempre foi um desafio para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Tivemos vários avanços nos últimos anos, e o ‘Novo Centro’ nasce da necessidade de encontrar uma solução duradoura para essa questão. Temos acompanhado o fenômeno da descentralização do comércio, tanto em Americana quanto em outras cidades, e o nosso objetivo é tornar o Centro novamente atrativo para viver, investir e consumir”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias