Americana enfrentou um fim de semana caótico com a falta de água em diversos bairros. Em locais como o Jardim Ipiranga, moradores recorreram aos poços artesianos públicos para conseguir abastecimento. Nas casas em que a água chegava, a situação não era melhor: o líquido apresentava cor escura e muita sujeira.
Diante dos problemas, uma coletiva de imprensa foi marcada para esta segunda-feira, às 16h, na Estação de Tratamento de Água (ETA), acompanhada de uma visita guiada às instalações.
Uma das cenas que mais revoltou a população ocorreu em frente ao Departamento de Água e Esgoto (DAE), na Rua dos Estudantes, bairro Cordenonsi, onde a água jorrava pela rua.
Em nota, o DAE informou que “a equipe técnica da Estação de Tratamento de Água (ETA) identificou que o problema decorre da saturação dos filtros, causada pela qualidade da água bruta, o que tem acelerado a obstrução do sistema de filtragem. Durante as verificações, também foi constatada uma anomalia em um dos filtros, contribuindo para a situação. As equipes seguem acompanhando e adotando todas as medidas necessárias para garantir condições ideais de operação”.
Vereadores cobram explicações
Na manhã desta segunda-feira, um grupo de nove vereadores esteve no gabinete do prefeito Chico Sardelli para cobrar respostas sobre a crise no abastecimento. Participaram da reunião Lucas Leoncine (PSD), Fernando da Farmácia (PSD), Leco Soares (Podemos), Gutão (Agir), Jean Mizzoni (Agir), Marcos Caetano (PL), Levi Rossi (PRD), Renan de Ângelo (Podemos) e Wagner Rovina (PL).









