Um dos párocos mais conhecidos de Americana deve ser nome de rua em Americana. O projeto de lei do vereador Lucas Leoncine está na pauta da próxima sessão da Câmara, dia 30. Devido ao problema da falta de água na cidade, o projeto deverá ser votado em outra sessão. A rua Padre Isaías Baptistella, se aprovada, estará no Parque Residencial Jair Faraone Zanaga 2.
“A iniciativa buscou homenagear o sacerdote que dedicou mais de 50 anos de serviços à comunidade católica da cidade”, disse o vereador.
Nascido em Araras em 1928, Padre Isaías foi ordenado em 1953, em Campinas, e passou por paróquias em Descalvado, Limeira e Itapira antes de chegar a Americana, em 1958. Na cidade, assumiu a Paróquia Senhor Bom Jesus, recém-criada, onde estruturou associações religiosas, promoveu encontros de formação e incentivou ações solidárias, como a coleta mensal de alimentos para os Vicentinos, tradição que se mantém até hoje.
“O padre Isaías serviu aqui a comunidade do senhor Bom Jesus por 50 anos e isso também deixou um legado profundo. As comunidades, as pessoas lembram dele com muito amor, com muito carinho, a comunidade mantém a memória e mantém sempre viva a palavra e o ensinamento”, disse o padre o Padre Marcelo Fagundes, que atualmente está a frente da paróquia Bom Jesus.
A atuação de Padre Isaías contribuiu para fortalecer a vida comunitária e espiritual da paróquia. Em reconhecimento a esse trabalho, ele recebeu em 2008 o título de cidadão americanense. Ao falecer em 2009, aos 80 anos, foi velado na Paróquia Senhor Bom Jesus, onde cerca de 5 mil fiéis prestaram homenagens.









