O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informou que, às 7h desta quinta-feira (9), os reservatórios do município contabilizavam 18 milhões de litros de água. O volume é metade do registrado em dias normais, que seria de 36 milhões de litros. Com isso, a intermitência segue atingindo todas as regiões da cidade.
A autarquia reforça que as chuvas registradas no município não interferem na qualidade da água do Rio Piracicaba, que tem sido a principal causa dos problemas no abastecimento. Para elevar efetivamente a qualidade da água do rio, é preciso chuva intensa e prolongada na cabeceira do manancial, na região de Camanducaia (MG).
A queda de temperatura, no entanto, pode ajudar a diminuir o consumo de água, aliviando o sistema de abastecimento.
Desinsetização no Parque Gramado
O trabalho, iniciado na última semana, será realizado na região do Parque Gramado, até o dia 15 de outubro. O objetivo do DAE é combater pragas urbanas, como baratas e roedores, prevenindo novas infestações.
O serviço consiste na aplicação de inseticida líquido na rede, termonebulização nos poços de visita e uso de iscas sólidas, contribuindo para o controle da proliferação de ratos e baratas no sistema de esgoto.
“O controle de pragas urbanas é uma medida importante para conter a proliferação de baratas e ratos nas redes de esgoto da cidade, auxiliando também no combate aos escorpiões, que se alimentam desses insetos. É um serviço permanente, que abrange todos os bairros, seguindo um cronograma de trabalho das equipes responsáveis pela ação”, explica o superintendente do DAE, Marcos Morelli.
Durante a aplicação do produto, os moradores dos bairros atendidos devem manter os ralos vedados para evitar a entrada de insetos. Em contato com o produto, eles morrem rapidamente.
A partir do dia 16, o serviço segue para as regiões dos bairros São Roque e Vila Dainese.









