Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Desafios e oportunidades para startups em Americana são tema do 14º Fórum de Inovação da Câmara

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

A Câmara Municipal de Americana realizou ontem, quarta-feira (12), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo a 14ª reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia. Tendo como tema principal a realidade das startups em Americana, o encontro debateu os desafios e as oportunidades para as empresas de inovação e tecnologia no município.

Participaram os vereadores Lucas Leoncine (PSD) e Jean Mizzoni (Agir), respectivamente presidente e vice-presidente do Fórum, o vereador Leco Soares (Podemos), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, o vereador da 18ª legislatura e criador do Fórum, Silvio Dourado, e representantes da diretoria regional de ensino, secretaria de Educação de Americana, Sebrae, Faculdade de Americana, ETEC Polivalente, Sinditec, Centro Unisal, Ciesp e de empresas da área de inovação e tecnologia.

Na abertura da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, falou sobre as ações de incentivo à criação de startups desenvolvidas no município. “Temos atuado na área de incentivos, criando em 2022 uma lei que concedeu o piso do Imposto Sobre Serviços para as empresas das áreas de Tecnologia da Informação e Pesquisa e Desenvolvimento, e na criação de ambientes regulatórios, implantando o programa estadual Facilita SP, que promove uma desburocratização do processo de abertura de empresas. Americana hoje é a cidade que mais tem startups na nossa região e se não tiver um ecossistema robusto, elas nascem e logo morrem ou mudam para outros locais”, disse.

A programação contou com as palestras de Luan Barca, fundador da startup Pump, e Matheus Ribeiro, fundador da MUV Rental. Eles falaram sobre a trajetória das empresas e comentaram os desafios enfrentados e as características necessárias para o desenvolvimento das startups.

“Pra quem quer iniciar uma startup, eu diria que a primeira coisa é entender se essa ideia é sua, através de um estudo de mercado, ou se essa ideia de fato gera valor pra todo mundo. A segunda coisa é conseguir entender as anuências da lei e aquilo que você vai precisar de estruturação pra, de fato, poder se tornar um ambiente formal o suficiente pra conseguir alavancar esse projeto”, comentou Barca.

“Quando a gente fala de startup, um dos princípios é que você tem que testar rápido, errar rápido, solucionar rápido e voltar para o mercado com essa solução pronta. E isso foi um pouco da nossa jornada na MUV”, acrescentou Ribeiro.

Ao final do encontro, os vereadores Lucas Leoncine e Jean Mizzoni avaliaram como positivo o resultado da reunião. “O Fórum tem uma importância relevante para a cidade de Americana, na discussão e debate dos temas apresentados. O mais importante de estarmos aqui é essa união do poder público com as instituições e empresas do município”, pontuou Leoncine.

“Agradeço a todos pela participação nesse projeto que acredito ser tão importante para a cidade. É uma responsabilidade grande e com o engajamento de todos vocês vamos poder desenvolver um grande trabalho e trazer um resultado realmente palpável para as empresas da cidade”, concluiu Jean.

 

O Fórum

Instituído pelo decreto legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador da 18ª Legislatura Silvio Dourado, o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

O fórum tem como missões também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.

Participam do fórum vereadores e representantes das secretarias municipais de Governo, Administração, Negócios Jurídicos e Educação; da Unidade de Desenvolvimento Econômico; da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana); do SESI (Serviço Social da Indústria); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré); e de universidades e faculdades.

 

fonte: Câmara Municipal

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias