Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Heitor Penteado: Comemoração dos 100 anos é marcada por emoção e encerramento de exposição

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

O auditório da Escola Estadual Heitor Penteado foi palco de uma emocionante reunião entre alunos e ex-alunos de diversas gerações para celebrar os 100 anos da tradicional instituição de ensino. O evento também reuniu diretores, autoridades políticas e empresários apoiadores da escola.

O dia 8 de maio de 1925 marcou a fundação do primeiro grêmio estudantil da escola. Diretor há sete anos, Júlio César dos Santos (49) destacou a importância histórica da instituição para Americana.

“O sentimento é de satisfação e alegria por estar aqui neste momento. A escola Heitor Penteado é um verdadeiro legado regional. Com o tempo, no trabalho do dia a dia, vamos resgatando a história e recebendo ex-alunos, ex-professores e ex-diretores que sempre passam por aqui. Isso fortalece ainda mais a nossa trajetória”, afirmou.

Júlio também relembrou dois momentos marcantes ao longo de sua gestão. “Um aspecto negativo foi ver a escola vazia durante a pandemia. Mas um marco importante foi o retorno, quando alunos e a comunidade passaram a compreender ainda mais o papel fundamental da escola na vida em sociedade”, comentou.

Para Haroldo Ramos Teixeira, Dirigente Regional de Ensino da região de Americana, a escola é símbolo de referência e modernidade.

“Quando falamos em referência, pensamos no tempo e na localização. Hoje, ela atende toda a região, nos períodos da manhã, tarde e noite. Tem 100 anos, mas é extremamente atual”, destacou.

Duas gerações – alunos da atual escola e Geraldo Bazanella, ex-aluno

Cezar Henrique Barboza Franca, de 13 anos, aluno do oitavo ano, disse sentir orgulho de estudar na escola e elogiou o ambiente.

“Cada aluno constrói uma história aqui. Eu imagino, daqui a 100 anos, a escola ainda melhor do que hoje. A segurança e o cuidado com os alunos são pontos muito positivos, o que infelizmente nem sempre encontramos em outras escolas”, relatou.

Como parte do encerramento das comemorações do centenário, a exposição “100 Anos de Saber” — uma parceria entre a Escola Heitor Penteado e a FAM (Faculdade de Americana) — foi instalada nos corredores da escola. A mostra, lançada em fevereiro na Câmara Municipal de Americana, já passou pelo Tivoli Shopping e pelo Welcome Center.

Para Gustavo Azzolini, diretor da FAM, a iniciativa valoriza a educação na cidade.

“Para nós é uma honra participar desse centenário. Esta é uma escola que formou prefeitos e outros grandes profissionais. A exposição resgatou o passado de uma instituição tão importante para Americana”, afirmou.

O evento contou ainda com o descerramento de uma nova placa comemorativa dos 100 anos e um bolo festivo, encerrando com emoção as celebrações do centenário.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias