Gratuita e aberta ao público, exposição volta ao shopping pela terceira vez com mais de 450 consoles, disputas de Just Dance, cosplay, cospet, simuladores e torneios — incluindo o aguardado Nintendo Switch 2.
Não importa a idade — seja o pessoal que cresceu nos anos 80 ou a nova geração, o Museu do Videogame no Tivoli Shopping tem atrações para todos os públicos. A exposição, gratuita, reúne 450 consoles que podem ser jogados e explorados pelos visitantes. O evento segue até o dia 20 de julho.
Para os apaixonados por lançamentos, a exposição traz o Nintendo Switch 2, novidade da gigante japonesa, além de consoles consagrados como o PlayStation 5.
“É uma honra receber novamente o Museu do Videogame Itinerante, uma exposição que une gerações e oferece uma programação interativa e completa para toda a família”, destacou Paula Funichello, coordenadora de Marketing do Tivoli.
Já o curador do projeto, Cleidson Lima, reforça o objetivo da exposição:
“A proposta do Museu do Videogame Itinerante vai além do entretenimento. Queremos preservar e valorizar a trajetória dos videogames e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência imersiva. É muito mais que uma exposição — é uma celebração da cultura gamer, com espaços para todos se divertirem e se conectarem com diferentes épocas dos jogos.”
Interatividade e competições
Além da exposição e das estações de jogo, o evento contará com o Palco Movimento, no qual os jogadores devem imitar os movimentos de dançarinos virtuais em desafios de Just Dance para alcançar as melhores pontuações.
Os melhores colocados poderão participar de um concurso de dança com brindes e prêmios. A edição 2025 contará ainda com o Encontro KPOP, que reunirá fãs de clipes e coreografias de bandas coreanas, além dos tradicionais concursos de Cosplay, Cosplay Kids e Cospet.
50 anos de história dos videogames
A mostra resgata mais de cinco décadas de evolução dos videogames. Entre os destaques estão:
- Magnavox Odyssey (1972) – o primeiro console de videogame do mundo;
- Atari Pong (1976) – primeiro console doméstico da Atari;
- Fairchild Channel F (1976) – primeiro console a usar cartuchos;
- Telejogo Philco Ford (1977) – o primeiro videogame fabricado no Brasil;
- Nintendo Virtual Boy (1995) – primeiro a rodar jogos em 3D;
- Vectrex (1982) – com jogos vetoriais e monitor embutido;
- Microvision (1979) – primeiro portátil com cartucho;
- R.O.B. (1985) – o robô que acompanhava o Nintendo 8 bits.
O Museu do Videogame Itinerante também contará com um cronograma especial de torneios gratuitos, com inscrições presenciais durante o evento.