Conheça os bairros com maior número de recém nascidos em Americana
As regiões com maior número de nascimentos em Americana são os bairros Cidade Jardim, São Jerônimo, São Luiz e São Vito. A cidade ainda tem predominância de meninos com cerca de 51,8%, mesmo com o registro de queda no numero de nascimentos na cidade. Destes que nascem na cidade, os partos seguem majoritariamente por cesariana: 85% nos hospitais particulares e 59,4% no Hospital Municipal.
Estes números fazem parte da edição 2025 do Informativo Socioeconômico de Americana lançado ontem, quinta-feira (3). Os dados sao referentes ao ano base 2024. Elaborado pela Secretaria de Planejamento, o informativo já está disponível para consulta no site da Prefeitura.
Americana é o único município da Região Metropolitana de Campinas a publicar, anualmente e desde 1985, um informativo socioeconômico. A cada nova edição, o conteúdo é ampliado com dados mais detalhados sobre diferentes áreas da cidade. O material é uma referência para pesquisadores, estudantes, empreendedores e cidadãos em geral, além de subsidiar o poder público na formulação de políticas públicas.
“Esse informativo representa o Planejamento na sua essência. A gente não consegue planejar nada no município se a gente não tem dados, se a gente não tem informações. Então, todo o planejamento é feito de forma técnica. E a necessidade dessas informações são prementes, a gente só consegue planejar sabendo o que está acontecendo. O informativo socioeconômico é de suma importância e é muito utilizado, não só pelo secretário de Planejamento, mas também por todas as demais secretarias quando vão decidir os investimentos da cidade”, salientou o secretário de Planejamento, Diego de Barros Guidolin.
Destaques da edição
A socióloga Maria Aparecida Martins Feliciano, coordenadora do estudo, destacou alguns dados relevantes:
• Saúde: houve aumento de 60% nas cirurgias eletivas em 2024, em relação ao ano anterior. Os partos realizados no município seguem majoritariamente por cesariana: 85% nos hospitais particulares e 59,4% no Hospital Municipal.
• Atendimento odontológico: os atendimentos na Clínica de Especialidades cresceram 40% em 2024. “Isso garante à população um atendimento adequado e que permite uma saúde bucal a todos os munícipes”, destacou.
• Emprego: o saldo de empregos formais no ano passado foi de 1.055 novas colocações, conforme dados de admissões e demissões por setor econômico.