Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

Projeto de lei em Americana busca combater erotização infantil e reforça alerta sobre crimes online

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

Na última semana,o debate sobre a segurança de crianças e adolescentes nas redes ganhou ainda mais repercussão após o influenciador Felca expor, em seus canais, casos alarmantes envolvendo a presença e atuação de redes de pedofilia no ambiente digital. Ao detalhar como conteúdos aparentemente inocentes podem ser explorados por criminosos, Felca mobilizou milhões de internautas, pressionando autoridades e plataformas a adotarem medidas mais rígidas de proteção.

Em Americana,o vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou na Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que estabelece medidas de prevenção e combate à erotização infantil e à exposição sexual precoce de crianças no município. A proposta prevê campanhas educativas permanentes em escolas e mídias locais, fiscalização de eventos e comércios, orientação a pais e professores e proibição de gestos, roupas ou coreografias de conotação sexual em contextos destinados a crianças. Também inclui a criação de um canal municipal de denúncias online, integrado ao Conselho Tutelar e órgãos competentes, e prevê punições que vão de advertência a multas de até R$ 18,5 mil, além da suspensão de autorizações e remoção de conteúdos das redes sociais.

Na justificativa, Mizzoni afirma que a medida responde ao crescimento da exposição de crianças a conteúdos sexualizados nas redes. “Essa exposição precoce, além de influenciar diretamente o comportamento, o emocional e o desenvolvimento psicológico, é uma porta aberta para predadores que se aproveitam da ingenuidade e vulnerabilidade dessas crianças”, alertou. O parlamentar destacou a urgência de adotar mecanismos que protejam a infância e ofereçam um ambiente seguro para o desenvolvimento.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Americana, Cristiane Correia, reforça a necessidade de vigilância no uso de telas e redes sociais. “Até os dois anos de idade, a indicação para um bom desenvolvimento é que a criança não tenha acesso a nenhum tipo de tela. Crianças e adolescentes precisam usar telas sempre com monitoramento de um adulto. As redes sociais são territórios de risco extremo. Publicações de crianças e adolescentes, por mais inocentes que possam parecer, os expõem a riscos invisíveis, de redes de pedofilia que não conseguimos acessar. Para a proteção de crianças e adolescentes, o indicado é a não exposição. As danças do TikTok, onde adolescentes se expõem e expõem o corpo, são materiais que alimentam essas redes. Para crianças a partir de três anos, se não for possível evitar, o uso deve ser de meia hora a uma hora por dia, sempre com um adulto junto. Adolescentes devem ter tempo determinado de duas a três horas por dia, com monitoramento dos pais. O uso de redes sociais não pode ser de fácil acesso e sem supervisão para crianças e adolescentes”, alertou.

O projeto chega em um momento em que dados internacionais reforçam a gravidade do problema. Segundo relatório global da InHope — rede internacional que reúne 55 hotlines de denúncia de crimes na internet — a SaferNet Brasil foi, em 2024, o quinto canal que mais contribuiu para a detecção de páginas com material de abuso sexual infantil no mundo. No ano passado, o Brasil compartilhou com autoridades estrangeiras 48.874 páginas com indícios desses crimes, das quais 10.823 foram denunciadas por usuários e 38.051 identificadas por buscas proativas e ferramentas de detecção automática.

“Combater a adultização infantil não é apenas preservar a inocência, mas também prevenir crimes que, infelizmente, encontram nas redes sociais um terreno fértil. Americana precisa estar alinhada a essa luta”, concluiu.

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias