Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

UPA Dona Rosa, em Americana, é habilitada pelo Ministério da Saúde e terá repasse federal de R$ 2,1 milhões por ano para custeio

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dona Rosa, localizada na região do Parque Gramado, em Americana, teve sua habilitação concluída junto ao Ministério da Saúde. Conforme Portaria GM/MS nº 9.872, publicada no Diário Oficial da União, a unidade passa a receber recursos federais anuais de R$ 2,1 milhões destinados ao custeio dos serviços de urgência e emergência. Os valores serão repassados diretamente ao Fundo Municipal de Saúde em parcelas mensais, garantindo apoio financeiro para a manutenção das atividades.

Atualmente, o custeio da UPA Dona Rosa tem sido realizado integralmente pelo município por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que repassa os valores à Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), organização social responsável pela gestão compartilhada da unidade.

A UPA Dona Rosa mantém um volume expressivo de atendimentos e serviços diagnósticos. Mensalmente, a unidade registra uma média de 6.516 atendimentos em clínica médica e 933 atendimentos em pediatria, demonstrando a alta demanda da população pelos serviços de urgência e emergência. Além disso, são realizados, em média, 1.443 exames de raio-X por mês e 3.792 exames laboratoriais mensais, números que reforçam a importância da UPA Dona Rosa na oferta de atendimento ágil, resolutivo e de apoio diagnóstico à rede de saúde.

O prefeito Chico Sardelli destacou a importância da habilitação. “É uma grande conquista para a saúde de Americana. Com a habilitação da UPA Dona Rosa pelo Ministério da Saúde e o repasse de recursos federais, podemos aliviar os cofres municipais que vinham arcando com o custeio integral da unidade. Isso nos dá mais fôlego para aplicar recursos em outras áreas da saúde, reforçando o atendimento de qualidade que a população merece”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, também celebrou o reconhecimento técnico da UPA. “Agradecemos ao ministro Alexandre Padilha e toda equipe do Ministério da Saúde pela habilitação da UPA Dona Rosa. Conseguimos cumprir todos os requisitos exigidos, demonstrando a capacidade operacional da unidade. A habilitação da UPA Dona Rosa representa mais um avanço na atenção à saúde em Americana, com impacto direto na sustentabilidade financeira da unidade e na melhoria contínua dos serviços públicos de saúde à população”, disse.

Desde sua inauguração, em julho de 2024, a UPA Dona Rosa leva atendimento médico de urgência e emergência 24 horas por dia para perto da população dos bairros do entorno, evitando o deslocamento até o Hospital Municipal.
A unidade fechou 2025 com 96% de satisfação, considerando as avaliações “ótimo” e “bom”, em pesquisa realizada com 7.542 usuários atendidos pela unidade ao longo do período.
Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias