Estação da arte: mural no Mercado Municipal retrata a história de Americana
Uma parte do muro do estacionamento do Mercado Municipal Luiza Padovani, em Americana, que antes transmitia apenas o silêncio de uma parede fria, agora pulsa em cores e memórias. O que antes era apenas concreto, hoje conta um pedaço da história da cidade.
O artista Rafael Seleghini, conhecido como Rafael X, escolheu retratar, entre tantos pontos emblemáticos, a antiga Estação Ferroviária — marco importante do desenvolvimento americanense. Com traços precisos e cores vibrantes, ele deu nova vida à arquitetura do local, eternizando-a no mural.
Em entrevista ao Americana Post, Rafael compartilhou o sentimento por trás da obra:
“Foi da estação que tudo começou por aqui. É um retrato do crescimento e do desenvolvimento da cidade, que trouxe cultura, agricultura, transporte… Quis aproveitar esse momento em que Americana completa 150 anos”, destacou.
Acostumado a trabalhar com letras em seus murais, Rafael contou que ilustrar a estação foi um desafio — e uma saída da zona de conforto.
“Toda arte é difícil, principalmente quando nos tira do que é familiar. Mas, para mim, é muito gratificante entregar isso para a cidade. É um grande privilégio”, afirmou.
O mural integra um evento promovido em parceria entre o coletivo Janela 019 e a Prefeitura de Americana, que também contou com apresentações de DJs, intervenções artísticas, tatuagem, skate e outras expressões do cenário urbano local.
Entre os artistas convidados estão: Julia Fioretti, Renan Vida Torta, Renan Trusta, Luis Trevisani (Magoo), Marília Marton, Bruno Tavares A.O. (Dos Neon), Rafael Seleghini (Xerox) e Érico Tereran.
SHN e a valorização da arte urbana
Em 2023, durante as comemorações dos 148 anos de Americana, o coletivo SHN já havia promovido um grande evento cultural, deixando sua marca na primeira parte do mural. Desde então, todas as artes permanecem preservadas, sem registros de vandalismo — reflexo do respeito da comunidade pela valorização da cultura local.