Americana Post
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

2026 vai chegar mais caro; IPTU tem reajuste aprovado em 20,5% em Americana

MRK_TIVOLI_11415_BANNER_AMERICANA_450x500px
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
Material_Natal_Encantado_Banner-400x450
VV2026.1_Portal_Portal_Portal_450x550_fam
CAPRILAB - MOBILE - 1
Pós fam

Câmara de Americana aprova reajuste de 20,5% no IPTU para 2026

A Câmara Municipal de Americana aprovou, em regime de urgência, na tarde desta terça-feira (3), o projeto de lei que reajusta os valores venais dos imóveis no município, base para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. A proposta, de autoria da Prefeitura, prevê um aumento de 20,5% nos valores por metro quadrado de terrenos e construções.

O reajuste é composto por dois fatores: 5,5% referentes à inflação projetada para 2025 e 15% de aumento real nos valores de referência.

Segundo o vereador Lucas Leoncine (PSD), a defasagem nos valores venais dos imóveis em Americana já ultrapassa os 150%. “A partir de 2026, com a reforma tributária, o IPTU será a principal fonte de arrecadação direta do município. Essa atualização é necessária para equilibrar as contas públicas”, justificou.

Apesar da aprovação, a proposta enfrentou resistência. Os vereadores Gualter Amado (PDT) e Professora Juliana (PT) votaram contra o reajuste.

“Em 2023 e 2024, já houve aumento do IPTU via decreto, com base na inflação. Somar mais esse reajuste é penalizar a população. Comparar Americana com cidades como Indaiatuba, que arrecada mais de R$ 2 bilhões por ano, não é justo”, criticou Gualter.

A vereadora Professora Juliana também se posicionou de forma contrária. “Vários municípios limitaram o reajuste à inflação. Este aumento expressivo pode impactar negativamente as famílias e o setor produtivo, e ainda assim representa um acréscimo pequeno na arrecadação. Falta clareza para a população sobre os motivos desse aumento”, afirmou.

Gualter Amado chegou a apresentar uma emenda ao projeto, propondo um reajuste menor, de 5,65%, mas a sugestão foi rejeitada por 16 votos contrários e apenas dois favoráveis.

O projeto ainda passará por uma segunda votação, marcada para a sessão ordinária da próxima terça-feira (10), às 14h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

Como votaram os vereadores:

Votaram a favor:

Dr. Wagner Rovina (PL), Fernando da Farmácia (PSD), Gutão do Lanche (Agir), Jacira Chávare (Republicanos), Jean Mizzoni (Agir), Leco Soares (Podemos), Leonora Périco (PL), Levi Rossi (PRD), Lucas Leoncine (PSD), Marcos Caetano (PL), Pastor Miguel Pires (PRD), Juninho Dias (PSD), Renan de Angelo (Podemos), Roberta Lima (PRD), Talitha De Nadai (PDT), Thiago Brochi (PL)

Votaram contra:

Gualter Amado (PDT), Professora Juliana (PT)

Não vota:

Léo da Padaria (PL)

Alex Ferreira

Alex Ferreira é jornalista, apresentador de TV e rádio, mestre de cerimônias e roteirista.

Compartilhe este post
Americana Post_Banner Web (450x550px)_Câmara de Americana (450 x 550 px)
A TRADIÇÃO DE FAZER BEM FEITO - 1
Fam - pós side
AP as mais lidas
arquidiocese
Próximo dos 50 anos, a Diocese de Limeira anunciou nesta semana, por meio do Papa Leão XIV, a nomeação de Dom José Roberto Fortes Palau como novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba
tivoli dog
Adote um Pet retoma atividades neste sábado no Tivoli com seis pets disponíveis para adoção
fundo social
Fundo Social de Americana pede doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade
armas sbo
Ocorrência mobiliza a polícia após agressões, manobras perigosas e disparo de arma em Santa Bárbara d’Oeste
Leoncine  - 1
Lucas Leoncine sugere adoção de tecnologia para avaliação de fluência na leitura em estudantes do ensino fundamental
Categorias