A programação do Mês da Igualdade Racial de Americana segue com atividades em toda a cidade, incluindo oficinas de Abayomi (bonecas de pano), exposições e rodas de conversa. As ações, que acontecem até o fim de novembro, são alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20).
Com o tema “Respeito não tem cor, tem consciência”, a iniciativa é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e demais apoiadores.
Nesta quarta-feira (19), foi realizada uma oficina de Abayomi para cerca de 20 integrantes do grupo da terceira idade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), prestado pelo SOMA, no Jardim Nossa Senhora do Carmo. A atividade foi conduzida por Adriana Gomes, coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, e por Cristina Vilimovic, educadora social da SASDH, junto da equipe.
A oficina também ocorreu no CRAS da Praia Azul, por meio do SCFV da APAM, com participação das convidadas Adriana Brasil e Denize Ramos, representantes do Coletivo de Igualdade Racial de Americana.
“A oficina de Abayomi é uma das formas que encontramos para trazer a ancestralidade e a reflexão para pensarmos nas nossas atitudes e no próximo. As bonequinhas confeccionadas trazem a questão cultural, representando a resistência do povo preto. Na época dos povos escravizados, as mães não tinham brinquedos para oferecer aos seus filhos e retiravam retalhos de suas próprias roupas para fazer a bonequinha de pano, proporcionando alguma alegria às crianças. Então, Abayomi traz a felicidade”, conta Adriana.
A programação do dia também incluiu a exposição de Cartões e Produtos no Espaço Empreendedor, no Núcleo de Especialidades da Secretaria de Saúde, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Organizada por Valeska Dalanezi, coordenadora da Unidade, a mostra reuniu itens artesanais e produtos que remetem à cultura e à ancestralidade do povo preto.
No Dia da Consciência Negra, a SASDH também lança em seus canais digitais o folder “Letramento Racial”, elaborado pela Coordenadoria da Política de Igualdade Racial da pasta.
“A programação do Mês da Igualdade Racial está trazendo diversas atividades para discutirmos a temática junto à população. Oficinas, exposições, rodas de conversa, capacitação, entre outras ações, envolvendo o público de todas as faixas etárias para a conscientização sobre a igualdade de direitos, respeito, valorização da história, entre outras informações e orientações, que ajudam a esclarecer sobre o racismo e o preconceito”, afirmou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
Confira as próximas atividades do Mês da Igualdade Racial:
Até 30 de novembro:
– Exposição “80 Anos de Dito Preto – Benedito Samuel Barbosa – Uma trajetória de Luta Antirracista” – Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal (Praça Comendador Müller, nº 172 – Centro);
– Exposição fotográfica “Carolinas – Em Preto e Branco” – Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal (Praça Comendador Müller, nº 172 – Centro). Celebra o Novembro Negro e a força das mulheres que desafiam padrões e lutam por equidade. Inspirada na potência da escritora Carolina Maria de Jesus. Realização: Coletivo Porã, Coletivo de Mulheres Carolina Maria de Jesus e UNEGRO Americana/SP;
– Exposição “Artes e Expressão Cultural de Afro Fotografia” – Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo de Especialidades (Rua Goiânia, 80 – Vila Nossa Senhora de Fátima). Reúne imagens que retratam a beleza e a força da população negra. Organização: coordenadora do Núcleo, Valeska Dalanezi;
Mostras artísticas culturais
Até dia 25 – 18h às 21h: Ensaio do projeto Maracatu Estação Quilombo – Responsáveis: Associação Estação Quilombo e Secretaria de Cultura e Turismo – Local: Estação Cultura – Avenida Doutor Antônio Lobo, 176 – Centro;
Dia 21: CultivArt Fest (show do grupo Encontro de Batuqueiros) – Responsável: Secretaria de Cultura e Turismo – Local: CCL – Avenida Brasil, 1.293 – Jardim São Paulo;
Dia 22: CultivArt Fest (show do grupo Negritude Júnior) – Responsável: Secretaria de Cultura e Turismo – Local: CCL – Avenida Brasil, 1.293 – Jardim São Paulo;
Dia 29 – 10h às 12h: Inauguração do Roteiro Afro de Americana/Unegro-SP – 15 Anos de Unegro Americana – Local: Estação Cultura – Avenida Doutor Antônio Lobo, 176 – Centro.









