A manhã deste domingo (18) foi marcada por música, reencontros e o aroma de café na revitalizada Praça José Rampazzo, no Jardim São Paulo. O espaço, conhecido pela ampla arborização e sombra generosa, sediou a primeira edição do evento Café & Viola, dentro do projeto cultural itinerante Conexão Cultura, promovido pela Prefeitura de Americana.
A revitalização da praça, inaugurada originalmente em 1999, contou com diversas melhorias: novo calçamento, rampas de acessibilidade, modernização do mobiliário urbano e a restauração do coreto — que voltou a ser o palco principal de encontros e apresentações culturais.
A programação foi embalada por shows da banda Modo Sertanejo e da cantora Giovanna Viola, criando um clima acolhedor para os moradores que aproveitaram o domingo com música ao vivo e café da manhã servido por food trucks instalados no local.
Segundo o secretário de Cultura, Vinicius Ghizini, o objetivo é levar o evento a outras regiões da cidade. “A ideia é que seja itinerante. Esse é apenas o primeiro passo. Tenho certeza de que o projeto vai crescer e alcançar todos os bairros”, afirmou.
Durante o evento, Josilda Rampazzo, filha de José Rampazzo — que dá nome à praça — recebeu uma placa em homenagem à história de seu pai. Em entrevista ao Americana Post, Josilda lembrou que ele não participou da inauguração do espaço em 1999, falecendo dez dias antes, ele sofria de Alzheimer. Rampazzo chegou a Americana, na região de Carioba, por volta de 1940 para atuar no setor têxtil e também foi professor da escola técnica de comércio Dom Pedro II por duas décadas. Centenas de profissionais da contabilidade passaram por suas aulas.
Rampazzo também teve papel importante no campo social e espiritual, sendo o idealizador do Hospital SEARA, fundado em 1961, referência no cuidado à saúde mental. “É uma alegria ver essa homenagem para alguém que sempre teve amor pela população e se dedicou a ajudar quem precisava”, destacou Josilda.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, também celebrou a entrega da revitalização. “A população ganha um espaço de lazer mais acolhedor e tranquilo, que favorece a convivência entre as famílias”, afirmou.