Fabricada sob medida em PVC de alta resistência pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, a cápsula reuni,por exemplo, documentos como o informativo socioeconômico de Americana, jornais e prints de sites da cidade, uma Fivela personalizada da Festa do Peão de Americana, cartas do prefeito Chico Sardelli e o vice Odir, documentos assinados pelos vereadores, a bandeira da cidade, uma camisa do Rio Branco e objetos da Basílica Santo Antônio.
Tudo isso será relembrado daqui a 50 anos, quando a cidade completará 200 anos.
A personalização da cápsula foi doada pelo artista plástico Rafael da Silva Seleghini, que utilizou técnicas mistas unindo tinta acrílica, spray e projeção, para representar por meio da pintura a Estação Ferroviária de Americana, além da bandeira do município, e referências históricas como o algodão e a melancia.
Assim como alguns moradores disseram o que desejam para a cidade, nossa equipe esteve nas ruas para ouvir a população.
A americanense, Milena Fernandes, conta que gosta de passear pelo centro da cidade, mesmo que não seja um hábito frequente. “Eu gosto de ir ao centro porque me lembra a minha infância, de quando vinha com a minha mãe. É um passeio que traz boas lembranças e faz reviver momentos especiais da minha vida”, disse.
Ao longo de sua história, Americana se tornou conhecida pela hospitalidade de sua gente e pela preservação de símbolos que ajudam a contar sua trajetória, como o Parque Ecológico, o Jardim Botânico e a Basílica de Santo Antônio de Pádua, considerados cartões-postais do município.
Márcia Mendes, pensionista, lembra que frequentava a festa do peão quando ela ainda acontecia na FIDAM. “Eu ia à festa quando ela era na FIDAM e guardo boas lembranças desses dias. Era um momento de descontração e diversão.”, disse.
Já pelo Instagram do @americanapost, além das brincadeiras, muitas pessoas deram boas dicas:
Sussu.Oki disse que colocaria uma foto da biblioteca central para ver como estará daqui a 50 anos. Já Fernando Cratesquini comentou: “E ai, já tem shopping?”, indagou.
A cápsula está guardada em um monumento comemorativo ao aniversário da cidade.
Material com colaboração de Henrique Ferro.